A Contribuição Sindical de 2024 já está disponível para pagamento e a emissão da guia pode ser solicitada diretamente pelo telefone (51) 9 9301-4887, pelo e-mail sintec@sintec-rs.com.br, ou aqui no site do SINTEC-RS. A Contribuição para o ano de 2024, estabelecida em assembleia geral específica para este fim, será de R$ 120,00, seguindo a orientação da Confederação e Federação, em razão da importância de manutenção das fontes de financiamento do movimento sindical.


Associados ao sindicato que efetuarem o pagamento da Contribuição Sindical ainda receberão um reembolso de R$30,00, feito pelo SINTEC-RS, com o objetivo de preservar o valor praticado anteriormente para os associados. A solicitação do reembolso deve ser feita junto ao sindicato, após o pagamento da guia. O pagamento da Contribuição ao sindicato é instrumento de 


fortalecimento do trabalho diário de representatividade da categoria dos Técnicos e Técnicas Industriais, sendo imprescindível para garantir a sustentabilidade de nossa entidade e manter a capacidade de atuação na defesa dos interesses de nossa categoria, como tem sido feito pelo sindicato nos últimos 36 anos.


Além disso, é responsável pelo custeio de diversas iniciativas, inclusive pela representação dos Técnicos e Técnicas Industriais nas manifestações contra a privatização das empresas públicas.


Se você ainda não fez a solicitação, solicite sua guia e faça a sua contribuição!


Caso você já tenha solicitado a sua guia, aguarde o recebimento e lembre-se de realizar o pagamento até a data de vencimento.

Solicite a sua guia e faça a sua contribuição
Acompanhe o SINTEC-RS nas redes sociais

CINASE 2024 acontece em Porto Alegre, nos dias 15 e 16 de maio


Reconhecendo a importância da atualização profissional, o SINTEC-RS estabeleceu, mais uma vez, parceria de apoio com o CINASE – Circuito Nacional do Setor Elétrico, evento itinerante de dois dias constituído por congresso técnico e exposição, que chega em Porto Alegre nos dias 15 e 16 de maio de 2024. O CINASE é considerado o ponto de encontro do setor elétrico, reunindo dezenas de palestrantes especialistas e renomados em instalações elétricas BT, MT e AT. E você, como nosso convidado, tem a oportunidade de participar gratuitamente do evento! Inscreva-se gratuitamente no site do CINASE ou via link de inscrição e utilize o cupom de desconto CINASINTECRS.

Saiba mais

Nota Técnica DIEESE: educação profissional e mercado de trabalho


A qualificação profissional, em especial no que diz respeito aos cursos de técnicos de nível médio, é fundamental para melhorar as condições de emprego e renda no Brasil, além de garantir a preparação dos jovens para o mercado de trabalho. Recentemente o DIEESE publicou uma nota técnica que analisa a situação da educação profissional no Brasil e sua relação com o mercado de trabalho, com o objetivo de fornecer elementos para reflexão e discussão sobre o tema. Ainda de acordo com o relatório do DIEESE, “a expansão das políticas de educação profissional, articuladas com outras políticas públicas de emprego, poderia ser elemento potencializador da inserção no mercado de trabalho”.

Saiba mais

Brasil de Fato: CPI da CEEE Equatorial é instalada na Câmara de Vereadores de Porto Alegre


Após constantes reclamações e protestos contra a falta de luz em Porto Alegre, a Câmara Municipal de Porto Alegre instalou, nesta quinta-feira (22), uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação CEEE Equatorial. Os trabalhos terão duração de 120 dias e podem ser prorrogados por mais 60. Conforme o requerimento que deu origem à CPI, a comissão pretende investigar o estado real estrutural do sistema elétrico de distribuição e fornecimento de energia elétrica em Porto Alegre.

Saiba mais

Tema 1022: entenda as mudanças sobre demissão do empregado concursado de empresa pública


O Supremo Tribunal Federal decidiu, no último dia 8, que a demissão sem justa causa de empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista, admitidos por concurso público e regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) deve ser motivada. Isso significa que, para o empregado concursado ser demitido, torna-se necessária a indicação dos motivos que o levaram à dispensa, ainda que de forma simples. A motivação da dispensa não exige maiores formalidades, como a instauração de processo administrativo.

Saiba mais

OIT aponta que 80% dos resgatados em condições de escravidão foram trabalhadores infantis


Na terça-feira, 27, durante o seminário "Direito Fundamental ao Trabalho Decente: caminhos para a erradicação do trabalho escravo contemporâneo", o painel "A Organização Internacional do Trabalho e o Trabalho Forçado" apresentou dados que apontam a problemática do trabalho infantil em relação aos trabalhadores resgatados em condições de escravidão. Cerca de 80% dos resgatados nestas condições foram trabalhadores infantis. Os dados indicam o retrocesso na erradicação do trabalho infantil. 

Saiba mais

Processo movido pelo SINTEC-RS em prol dos técnicos e técnicas industriais está em fase de cálculo



O SINTEC-RS e o escritório FORBRIG Advogados informam que o processo da função gratificada (nº 0020858-79.2015.5.04.0005) teve julgamento definitivo, tendo retornado à origem para início da etapa de cálculos.


A empresa anexou alguns documentos, seguindo-se vista para manifestação de nossa parte.


Em 23/02/2024, após retorno da nossa perita, apresentamos requerimento de complementação de documentos por parte da empresa a fim de permitir a apresentação da conta. Nesse sentido, ainda não há lista final de técnicos contemplados, tampouco cálculo individualizado. A ação foi movida pelo sindicato em prol dos técnicos e técnicas industriais do Grupo CEEE.


Tão logo tenhamos definição de cálculos, emitiremos comunicado através dos canais oficiais.